a praça é nossa

Moradores da Vila Medianeira pedem recursos para a Praça Gabriel Portella da Silva

Foto: Lucas Amorelli (Diário)

João Martins é um dos moradores que estão construindo o espaço de lazer na Vila Medianeira

Moradores da Vila Medianeira, no Bairro Medianeira, em Santa Maria, unem forças para manter o que, segundo eles, é a única praça do bairro. A Praça Gabriel Portella da Silva, que leva o nome de um líder comunitário, fica em frente ao Residencial Novara, na Rua João Batista da Cruz Jobim, e foi reconhecida por meio do projeto de lei 8515, no dia 27 de junho de 2017. Desde então, a comunidade busca recursos junto à prefeitura para que o local ganhe realmente ares de um espaço de lazer. As principais reivindicações são um ponto de água no local e a instalação de brinquedos para as crianças.

Viaduto da Rua Duque de Caxias terá bloqueios a partir de segunda

O autônomo João Martins, 63 anos, lidera um grupo que, desde 2016, começou a estruturar uma praça na vila. Segundo ele, que é conhecido como o João da Praça, no início, foi feita uma parceria com a BK Construções Ltda, que foi a responsável pela construção dos condomínios instalados nessa área.

De acordo com Martins, desde que começou a construir o espaço, a prefeitura não o auxiliou em nada, mesmo tendo protocolado quatro pedidos de ligação de água.

- No ano passado, nós entregamos o ofício com o primeiro pedido para colocar um ponto de água no local. Mas alegam que esse ponto geraria muito gasto - relembra Martins.

Máximas, ao longo dos próximos dias, devem ultrapassar os 30ºC

Na praça, segundo o autônomo, foram plantadas 56 árvores. E tem de tudo, desde o cinamomo, que garantirá a sombra para a comunidade, até as frutíferas, como ameixeira, goiabeira, entre outros. Além disso, também foram plantadas folhagens e flores variadas, que necessitam ser aguadas quase que diariamente.

- Cada um ajuda como pode. Os moradores enchem os baldes para regar as plantas. A praça é de todos e, há anos, a comunidade ansiava por algo assim. Nós estamos formando uma Associação dos Amigos da Praça para preservarmos essa área de lazer - explica Martins.

PEDIDO ENCAMINHADO 

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, André Domingues, o pedido já foi encaminhado para a Secretaria de Gestão e, mais tarde, será entregue para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Ele garante que a comunidade ganhará o tão sonhado ponto de água. 

Inscrição para financiamento estudantil termina quarta

- Nós reconhecemos e acolhemos o pedido da comunidade, que já está tramitando. Depois, nós encaminharemos para a Corsan, e nos responsabilizamos por toda a instalação. Eu acredito que, nos próximos dias, já teremos notícias - afirma o secretário.

INAUGURAÇÃO 

No dia 11 de março, a comunidade realizará uma mateada de inauguração do palco, que foi instalado na praça. A festa será em parceria com a Escola Dom Antônio Reis e começa às 15h, No local haverá música e comercialização de lanches. O espaço já abrigou outros eventos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 50 vagas de empregos e estágios para terça-feira Anterior

Mais de 50 vagas de empregos e estágios para terça-feira

Próximo

Principais rotas Santa Maria-Porto Alegre estarão em obras nesta semana

Geral